Você sabe o que é uma auditoria de folha de pagamento?
É um processo que garante mais transparência e segurança das operações que envolvem os colaboradores de uma empresa. Quando mencionamos a auditoria em folha de pagamento, significa que todos os documentos e cálculos que envolvem os salários dos colaboradores são postos à análise desses profissionais.
Por que ela é importante para uma empresa?
Um dos principais pontos é a prevenção de multas e processos trabalhistas. Quando a folha de pagamento é submetida a uma análise, você passa a ter a garantia de que todas as ações para o fechamento desse documento foram feitas corretamente.
Além disso, quando seus colaboradores perceberem o cuidado que você tem com a folha de pagamento, realizando uma auditoria nesse sentido, eles passam a ter mais certeza sobre a sua transparência e responsabilidade em fazer valer as leis e as convenções.
Em outras palavras, isso aumenta a credibilidade da empresa perante seus funcionários, que tenderão a responder de forma positiva, sendo mais produtivos e dedicados às suas funções diárias na organização.
A auditoria em folha de pagamento é indicada para minha empresa?
Não se trata de um procedimento voltado apenas para empresas de grande porte com inúmeros colaboradores, esse é um erro que pode prejudicar o seu negócio. A auditoria em folha de pagamento é aplicável em todo negócio que têm funcionários, seja ele uma pequena ou média empresa.
Quais os principais benefícios da auditoria da folha de pagamento?
Por se tratar de um trabalho preventivo, os benefícios da auditoria na folha de pagamento são imediatamente vistos, o que permite uma mensuração rápida, veja quais os principais benefícios na implantação de uma auditoria na folha de pagamento da sua empresa.
1. Evita as multas
Como existem várias funções dentro do setor pessoal, a função da auditoria interna é fiscalizar e evitar multas para a empresa. Quando falamos em admissão, existem alguns fatores que devem ser cuidados.
No momento da admissão é imprescindível respeitar o prazo de retenção dos documentos, a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), por exemplo, somente pode ficar em posse da empresa por 48 horas. A retenção inadequada dos documentos pessoais de um colaborador é passível de aplicação de pena e multa, conforme Lei nº 5.553/68.
O controle das horas trabalhadas é outro ponto que deve ser analisado, a jornada de trabalho é um dos carros chefes nas ocorrências de multas e causas trabalhistas. O auditor analisará os relatórios de ponto, verificando se eles estão condizentes com a CLT.
A auditoria da folha de pagamento também auxilia na prevenção de multas quanto à concessão e pagamento de férias, além disso, ela analisa os vários tipos de rescisões, verificando se os prazos de pagamentos estão dentro dos prazos estipulados pelas leis trabalhistas.
2. Verifica o recolhimento dos impostos trabalhistas
A partir do relatório da folha de pagamento, o auditor começa seu trabalho. Ele precisa analisar todas as verbas trabalhistas para verificar quais têm incidência de INSS, Imposto de Renda e FGTS.
É importante analisar todos os eventos, pois qualquer diferença no cálculo causará diferença no recolhimento do imposto. Também deve ser conferido se a empresa é obrigada ao recolhimento do INSS Patronal, além de verificar se a organização está calculando o percentual correto do RAT.
Quanto ao FGTS, o auditor averiguará se as bases para o recolhimento estão corretas e se as informações que constam na GFIP são adequadas à realidade e a legislação.
Além disso, no que se refere ao Imposto de Renda, o maior índice de erros no cálculo do imposto refere-se a consideração ou não de dependentes, por isso neste sentido o auditor deve consolidar a folha de pagamento com a própria ficha de cada colaborador da empresa, pois neste documento que estará consignada a existência ou não de dependentes à título de IR.
3. Analisa os cálculos
As diferenças nos cálculos é outro fator determinante para as causas trabalhistas, entre os procedimentos analisado pelo auditor, ele apontará, por meio de análises, se as médias variáveis elencadas estão corretas.
Além disso, ele também apura se a remuneração paga está de acordo com a função, com as normas estabelecidas pelas convenções coletivas de trabalho (CCT) e com o acordado com o funcionário.
Outro fator que precisa ser analisado a fim de evitar reclamatórias trabalhistas é quanto aos benefícios, muitas empresas negligenciam alguns benefícios estipulados pelos sindicatos.
Com a auditoria é possível argumentar e apontar aos gestores quais são os benefícios e como sua empresa pode ser afetada pelo não cumprimento desses fatores, como exemplo, podemos citar os vale-refeição, vale-alimentação, auxílio estudo, entre outros.
4. Apura os descontos
É comum a muitas empresas realizar o desconto na folha de pagamento de danos causados pelo colaborador, no entanto, é necessário ter cuidado com esses descontos, pois eles precisam ser prudentes perante a lei.
Segundo prevê CLT, no Art. 462, parágrafo 1º, o empregador desconta valores relacionados a danos causados pelo colaborador, desde que esse abatimento esteja previsto no contrato de trabalho.
Mas, o principal desconto que gera impactos negativos entre empregadores e colaboradores e erros na folha de pagamento são atestados médicos e atestados de comparecimento em consultas. Ao passo que o primeiro determina que a empresa deve abonar as horas ou a falta do colaborador, o segundo permite o desconto.
Ademais, a legislação trabalhista restringe um percentual do salário-base para realizar esse desconto, com isso, o auditor fará como parte dos seus procedimentos a análise dessa operação.
5. Reduz o turnover
Com a realização da auditoria da folha de pagamento, todas obrigações e direitos dos trabalhadores são assegurados, mostrando assim a cultura de ética da empresa. Dessa forma, garantindo a permanência por mais tempo dos seus colaboradores, reduzindo a rotatividade do quadro de funcionários.
6. Prepara para o e-Social
O Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas é um grande marco na regulação tributária e trabalhista no Brasil. Esse sistema foi projetado para simplificar as obrigações empresariais junto ao fisco.
Voce deseja ter segurança na elaboração da folha de pagamento de sua empresa?
Venha conhecer os serviços e soluções do Escritório Jade.
Faça-nos uma visita ou Entre em contato 📞 (43) 3253-1066 ou 📞 (43) 9 9928-1783