Seja qual for o tamanho da equipe ou do departamento, todos precisam de um gerenciamento para que consigam atingir os objetivos da empresa.
Ter metas claras e um ambiente de trabalho saudável é essencial para o sucesso de uma empresa, porém juntamente com essa condição é necessário um gestor capaz de harmonizar os talentos e habilidades de cada pessoa que integra uma equipe.
A partir dessa ideia podemos fazer uma síntese da função de um gestor na atividade empresarial, ele é a ligação entre os objetivos estratégicos da organização e seus colaboradores.
Cabe ao gestor da equipe ser a ligação entre o operacional e a direção, saber comunicar de forma eficaz, motivar, orientar, propor ações e ideias, administrar conflitos e elevar o comprometimento e produtividade dos liderados.
Veja algumas características de um bom gestor:
📒ORGANIZADO
Diante de diversas atividades que precisa desempenhar no ambiente de trabalho, a organização é um dos pilares para otimizar o tempo. Sem organização a equipe poderá sentir-se ignorada e a falta de motivação pode aparecer. Um gestor organizado consegue harmonizar as tarefas, acompanhar seu desenvolvimento e gerir possíveis imprevistos que venham a acontecer durante a rotina.
📣COMUNICATIVO
A boa comunicação é uma das chaves para o gerenciamento eficaz de uma equipe de trabalho. O gestor deverá manter um relacionamento saudável com sua equipe, sabendo comunicar de forma clara os objetivos e estar sempre aberto a ideias e sugestões.
🔃DAR E RECEBER FEEDBACK
Dar e receber feedback regularmente é uma ferramenta de comunicação muito utilizada pelas empresas. O feedback deve ser voltado para o desenvolvimento de habilidades técnicas e pessoais que envolvam as funções que o colaborador desempenha na empresa. Fazer um balanço da situação e corrigir alguma situação se necessário é fazer uma crítica construtiva, isso permite que todos melhorem profissionalmente. O gestor eficaz sabe ouvir com atenção e falar com sabedoria na busca de aumentar o engajamento e a performance de sua equipe.
🎭INSPIRAR E VALORIZAR PESSOAS
O gestor é a força motivadora da equipe, precisa envolver as pessoas nos projetos para que todos entrem na dinâmica do trabalho. Deve influenciar pelo exemplo, ter humildade para ouvir críticas, valorizar e reconhecer os esforços e habilidades de cada pessoa.
Ser um gestor eficaz não é uma característica nata, utilize ferramentas, métodos e sobretudo bom senso para motivar, orientar e supervisionar pessoas.
Você está pronto para ser um gestor de sucesso e melhorar os resultados do seu negócio?
Hoje compartilhamos com você algumas habilidades e comportamentos de gestores de sucesso. Obviamente, esses comportamentos não são os únicos que podem causar um impacto positivo em você e em seu negócio.
Mas, começando por transformar esses comportamentos e atitudes em você e no seu ambiente, você pode criar uma equipe de alta performance e, no meio do caminho, se transformar em um gestor melhor. Comece fazendo dessas dicas uma rotina. Depois, aprimore e expanda o seu comportamento e conhecimento permitindo que novos comportamentos floresçam. No fim do dia, quem ganha não é só você, mas sua equipe, seu negócio e seus resultados.
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