✔️6 DICAS PARA OBTER LUCRO NA SUA EMPRESA
O maior objetivo de qualquer negócio é o lucro. Para aumentá-lo, no entanto, é preciso tomar as decisões certas na hora certa. Confira algumas dicas.
Afinal, o que é lucro?
Para entendermos o que é lucro é preciso explicar também o conceito de faturamento. Segundo as definições do dicionário Aurélio, faturar é ganhar dinheiro. Logo, podemos associar o faturamento com a quantidade de vendas que sua empresa teve em um determinado período.
Assim, é possível observar que o faturamento não se “preocupa” com os custos e despesas que a organização teve para fazer aquela venda. E é aí que entra o conceito de lucro. O lucro representa todo o faturamento do período menos os custos e despesas para efetuar as vendas.
Dessa forma, é preciso considerar despesas com marketing, matéria-prima, energia elétrica, depreciação de equipamentos, salário de funcionários, entre outras. Concluindo, o faturamento é tudo o que foi vendido, enquanto o lucro é o valor líquido que sobra, depois que todos os gastos são contabilizados.
Para aumentar o lucro da sua empresa é importante implementar ações que maximizem o faturamento e minimizem as despesas. Agora, listamos algumas dicas importantes que você deve colocar em prática. Confira!
🛒1. ✔️Ofereça novos produtos e aumente sua base de clientes
Para conquistar novos clientes, é importante, antes de mais nada, entender os atuais. Saiba, exatamente, o que o seu consumidor procura ao pagar pelo seu produto ou serviço. Fique por dentro de quais são os valores que a sua marca transmite a eles, para, a partir daí, pensar em novas estratégias de atração. Muitos pequenos negócios conseguem atrair mais clientes ao oferecer uma maior variedade de produtos e serviços e dar mais flexibilidade e liberdade de escolha ao consumidor.
🌎2. ✔️Aumente seu investimento no marketing on-line e de baixo custo
Use e abuse de ferramentas que possibilitem a divulgação gratuita do seu negócio. Facebook, lnstagram, Twitter e blogs podem trazer muita visibilidade. Aproveite a internet para se comunicar com seus consumidores e fortaleça a sua marca. Além das postagens de eventuais promoções e eventos, você pode (e deve) mostrar os conceitos e valores específicos da sua marca, por meio de fotos, animações, vídeos e notícias. As redes sociais não são um canal de comunicação de via única. Você também pode recolher informações para elaboração de novos produtos e estratégias, bem como receber o feedback dos seus clientes em relação ao seu trabalho.
👩💻3. ✔️Melhore o website de sua empresa e comece a vender online
Não importa o tamanho: toda empresa precisa de um website para se manter competitiva. Fique atento aos números de visitação, e faça uso do site para vender seus produtos e serviços, e não apenas promover o seu negócio.
⏰4. ✔️Separe algum tempo para estreitar o seu foco
Não se acomode. Organize seus dias para que você dedique algum tempo para fazer planos de melhoras que possam a aumentar os lucros. Mas não se esqueça: é importante fazer intervalos durante o trabalho para recarregar as energias e garantir um bom rendimento.
📢5. ✔️Crie eventos e promoções para atrair os clientes
Relacione seu negócio a pessoas, eventos e até outras marcas que vão de encontro aos valores e conceitos da sua própria. Invista na realização e no patrocínio de palestras, seminários, feiras e shows. Os clientes reconhecem empresas que estão antenadas nas tendências do setor e que promovem eventos culturais.
👨👩👧👦6. ✔️Procure também maneiras de fidelizar seu consumidor
Faça promoções, ofereça bônus e descontos integrados a pontos de fidelidade, para encorajá-los a repetir as compras. Por fim, não se esqueça do ambiente físico do seu negócio. Modifique a decoração e a disposição de produtos com regularidade, para oferecer novas experiências aos clientes.