O exame admissional tem um papel importante para a empresa e para o empregado, vejamos alguns exemplos:
Para a empresa:
• Garante a contratação de profissionais com capacidade (física e mental) para exercer a função em questão;
• Orienta nos casos de contratação de pessoas com necessidades especiais;
• Evita problemas legais pelo não cumprimento de normas e leis.
Para o colaborador:
• Avalia suas condições de saúde para o exercício da função;
• Oferece um atestado que garante boa saúde na data da admissão, o que pode ajudar se precisar comprovar problemas de saúde adquiridos no exercício profissional.
Toda empresa que deseja contratar um funcionário no regime CLT, precisa seguir as normas de segurança, incluindo a obrigatoriedade do exame admissional!
Tão importante para o trabalhador, o exame admissional também é fundamental para a empresa que está contratando um candidato a uma vaga. É através deste exame que se verifica, por exemplo, as condições de saúde requeridas, para atestar que este possa exercer uma determinada função na empresa que o irá contratar.
O exame admissional tem como finalidade, proteger a saúde do candidato e do trabalhador. Qualquer ato que seja qualificado como discriminatório pela empresa contratante no momento da admissão, poderá ser levada a uma ação judicial do candidato, por este motivo, o exame admissional não deve ser usado para discriminar ou excluir candidatos em potencial para a vaga em aberto.
Os exames admissionais são realizados em clínicas do trabalho especializadas nestes serviços.
Nestas clínicas, são avaliadas as condições físicas do candidato, bem como seus dados médicos históricos, para que seja possível encontrar doenças pré-existentes, ajudando o médico a tomar a decisão sobre a aptidão do candidato para a realização das atividades na nova empresa.
Para que isso seja possível, alguns questionamentos serão realizados, como por exemplo:
O que você fazia na última empresa?
Houve exposição a algum tipo de risco?
Já foi submetido a algum procedimento cirúrgico?
Tem alguma patologia crônica e, em caso positivo, com qual tratamento?
Faz uso de medicamentos controlados?
Com essas informações colhidas, o candidato é encaminhado para realização de alguns outros exames mais profundos, que podem variar de acordo com a vaga pretendida.
Na grande maioria, os exames solicitados são:
- Hemogramas
- Glicemia
- Urina
- Triglicérides
- Colesterol
- Exames Oftalmológico
Em profissões que expõe mais risco aos funcionários, como as que há contato direto ou próximo a agentes químicos ou biológicos (como profissionais de limpeza pública, da área da saúde, fiscais alimentícios etc.) alguns exames ainda mais específicos poderão ser solicitados Entre eles, estão:
- audiometria: avalia a capacidade do candidato em escutar os sons (muito utilizado para profissionais de telemarketing);
- eletroencefalograma: avalia a atividade elétrica do cérebro;
- eletrocardiograma: avalia a condução elétrica do coração;
- radiografia de tórax: identifica doenças pulmonares (muito utilizado para profissionais da limpeza, pois algumas condições são causadas pela inalação de poeira);
- espirometria: avalia a quantidade de ar que o candidato consegue inspirar e expirar, medindo a capacidade pulmonar.
Deseja maiores informações, sobre esse ou outros assuntos.
👉Entre em contato conosco 📞 (43) 3253-1066